O Lagosta (2015)


"O Lagosta" (The Lobster) lançado em 2015, apresenta um futuro próximo onde uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado a um Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso isso não ocorra, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema.

O longa tem direção do grego Yorgos Lanthimos, responsável pelo premiado "Dente Canino" (2009). Inclusive ganhou alguns prêmios em festivais, como o Festival de Cannes.


Esse é o seu primeiro filme em língua inglesa. O espectador vê claramente que Yorgos é inspirado pelo polêmico Lars Von Trie (Dançando no Escuro, O Anticristo). Tanto que o filme lembra muito "Melancolia" (2011), desde a trilha musical, as cenas em slow motion, a atmosfera gelada de solidão e os personagens "sem vida".

Nessa trama, somos apresentados a uma forte crítica à sociedade. Aquilo que é imposto como certo, bonito, digno, mas que na verdade não passa de status. Há muitas pessoas que vivem de aparência, e isso acaba virando um ciclo vicioso.

Com uma direção ousada, que usa e abusa do simbolismo, junto de um elenco excelente, "O Lagosta" consegue catucar as feridas de uma sociedade doente, e fazer refletir. Ainda conta com uma pitada de humor sutil e eficiente. É um filme indigesto e delicado ao mesmo tempo. Precisa ser sentido.

Título Original: The Lobster
Duração: 118 minutos
Direção: Yorgos Lanthimos
Roteiro: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou
Elenco: Colin Farrell, Rachel Weisz, Jessica Barden,Olivia Colman, Ashley Jensen, Ariane Labed, Angeliki Papoulia, John C. Reilly, Léa Seydoux, Michael Smiley, Ben Whishaw, Roger Ashton-Griffiths, Ewen MacIntosh
Orçamento: 4 milhões de € Bilheteria: Desconhecida

0 comentários: