Passageiros (2016)


O romance sci-fi estrelado por dois grandes moneymakers atuais de Hollywood, intitulado Passageiros (Passengers), foi lançado ainda em Dezembro nos EUA, chegando no Brasil em meados de Janeiro. Os dois atores em questão, Chris Pratt (Jurassic World) e Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes), entram numa química muito crível como dois personagens em um futuro não muito próximo. Ambos fazem pessoas que compraram um pacote em uma empresa que levaria uma certa quantidade de pessoas para colonizar um planeta colônia "perfeito", chamado Homestead II.

A nave em que estão, Avalon, levaria 120 anos para completar o caminho e todos os passageiros estão em sono criogênico. A história começa após um acidente fazer com que o personagem de Pratt desperte, 90 anos antes da chegada. Todos os outros ainda estão dormindo e não há nenhuma saída para que o mesmo volte a dormir. Após passar 1 ano na nave sozinho, ele resolve despertar outra passageira, interpretada por Lawrence.

Os primeiros 30 minutos são a melhor coisa do longa. É bem escrito, apresenta bem o personagem principal e os dilemas da história. Há um pouco de suspense quando o mesmo percebe que não há saída e também uma ótima carga dramática quando o mesmo se questiona se vale a pena tirar a vida de outra pessoa para não ficar sozinho.


O problema está depois disso. Quando Aurora (Lawrence), desperta, tentam a todo custo traçar um romance entre os dois. O que é ok se essa fosse a ideia principal da história desde o início. Na metade do filme, há uma quebra do romance, voltando a ser um drama/ficção científica. Essa crise de identidade acaba trabalhando bastante o desempenho do longa. Além de que ele levanta uma questão bastante interessante e a joga pro ar em troca de um romance pipoca, deixando tudo superficial.

Passageiros é um filme exagerado demais para ser levado a sério. É exagerado na história, é exagerado no roteiro e nos diálogos incrivelmente toscos e é exagerado na direção (que curiosamente é de Morten Tyldum, do elogiado O Jogo da Imitação). Pra quem procura um filme com efeitos especiais bacanas pra ver em 3D, vai encontrar boas cenas aqui, mas a história que é importante, não colabora.

Título Original: Passengers
Duração: 116 minutos
Direção: Morten Tyldum
Roteiro: Jon Spaihts
Elenco: Chris Pratt, Jennifer Lawrence, Michael Sheen, Laurence Fishburne
Orçamento: $110 milhões Bilheteria: $303.1 milhões

0 comentários: